
Os gatilhos emocionais são os pensamentos, sentimentos e eventos que podem evocar uma resposta automática. O uso da palavra gatilho é crucial porque a reação ocorre automaticamente, sem autocontrole. Embora essas reações possam parecer involuntárias, na realidade, como tudo o mais que fazemos, a resposta é uma questão de escolha. Se você quiser controlar como responde a diferentes circunstâncias, precisará aprender a identificar seus gatilhos emocionais pessoais.
Como identificar seus gatilhos emocionais
Até que você seja capaz de identificar seus gatilhos emocionais corretamente, eles governarão continuamente suas emoções. Em vez de deixar que pequenos agravos o façam correr para as montanhas, você precisa aprender a controlar seus sentimentos. Você pode fazer isso lidando primeiro com seus estressores pessoais. Existem diferentes grupos de estressores, incluindo os seguintes.
Estressores emocionais
Os estressores emocionais também podem ser considerados estressores internos. Esses estressores incluem ansiedade e medos, junto com traços de personalidade como desconfiança, pessimismo e perfeccionismo. Esses tipos de estressores costumam distorcer seu pensamento ou percepções que você tem em relação aos outros.
Estressores da família
Esta categoria de estressores inclui problemas financeiros, problemas de relacionamento, síndrome do ninho vazio e como lidar com adolescentes indisciplinados. Todos esses problemas podem desencadear uma resposta emocional.
Estressores Sociais
Os estressores sociais podem surgir das interações que você mantém com outros membros da sociedade. Eles podem incluir falar em público, namoro e festas. Assim como os estressores emocionais, os estressores sociais são individualizados.
Estressores de Mudança
Os estressores da mudança são aqueles que se originam das mudanças necessárias que acontecem em sua vida. Esses fatores de estresse podem incluir mudança para um novo local, começar um novo emprego, casar-se, ter filhos e outros.
Estressores de trabalho
Estressores de trabalho são aqueles que ocorrem no local de trabalho, que normalmente é cheio de pressão. Esses fatores de estresse podem incluir um chefe imprevisível, tarefas intermináveis e prazos apertados.
Além desses estressores acima, existem outras categorias de gatilhos que podem afetar sua inteligência emocional. Isso pode
incluir coisas como decisão, doença, física, fóbica, dor e ambiente. Depois de examinar os estressores listados acima, você pode começar a determinar os principais estressores com os quais você lida diariamente. É possível descobrir que alguns de seus estressores se enquadram em mais de uma categoria.
Como lidar com os gatilhos emocionais
Depois de determinar os estressores em sua vida, você precisa descobrir como lidar com eles um de cada vez. Aqui estão algumas das estratégias comuns que as pessoas usam para lidar com os gatilhos emocionais.
Eliminação
Alguns dos gatilhos emocionais que você experimenta podem ser eliminados de sua vida para sempre. Por exemplo, se uma determinada comunidade não lhe dá a paz de espírito que deseja, você pode decidir se mudar para uma nova área e começar uma nova vida. Dessa forma, você terá eliminado totalmente os estressores sociais de sua vida. Para o local de trabalho, você pode solicitar uma transferência ou procurar outro emprego. No entanto, alguns dos estressores não podem ser eliminados facilmente e a eliminação de alguns dos estressores pode acabar causando uma perda significativa em sua vida. Para lidar com
esses fatores de estresse, você precisará trabalhar para resolvê- los usando algumas das outras estratégias.
Reduzindo a força dos estressores
Esta é uma boa estratégia porque permite que você coexista com outras pessoas enquanto minimiza o impacto dos estressores. Por exemplo, se a música alta de seu vizinho está impedindo você de se concentrar em suas tarefas, você pode querer considerar investir em um par de protetores de ouvido. Se você acha que sua ida matinal para o trabalho é estressante, porque você tem que dirigir por mais de duas horas, você pode pensar em usar transporte público ou caronas com outras pessoas do seu trabalho.
Lidar
Diz-se que se você não pode vencê-los, junte-se a eles. Para a maioria dos estressores, você pode apenas ter que aprender a conviver com eles, porque eliminá-los de sua vida pode acabar sendo contraproducente. Você precisa desenvolver técnicas de enfrentamento que lhe permitam ficar lúcido e calmo, mesmo quando estiver sob pressão. Quanto mais cedo você dominar essas técnicas, melhor se tornará, e alguns dos fatores de estresse não serão mais ameaçadores como costumavam ser.
Falando com um amigo
Se você tem um amigo de confiança, uma das melhores maneiras de lidar com fatores estressantes é abordá-lo e comunicar seus sentimentos a ele. Dessa forma, você pode obter incentivo, novas ideias e o apoio de que precisa para ajudá-lo a superar seus gatilhos emocionais. Você precisa considerar o feedback que recebe com cuidado, porque ele vem de uma perspectiva independente. Se você não conseguir encontrar uma pessoa com quem se abrir, você também pode entrar em um grupo de apoio onde pessoas que estão enfrentando desafios semelhantes se encontram e conversam entre si. Esses tipos de redes têm treinadores de vida com experiência em lidar com questões relacionadas a gatilhos emocionais.
Se mantenha positivo
Alguns dos gatilhos emocionais podem ter um impacto severo por causa de nossas perspectivas. Se você está determinado a permanecer positivo, é improvável que os gatilhos emocionais cobrem seu preço. Você pode encontrar situações em sua vida que têm o potencial de desencadear suas emoções; no entanto,
devido ao seu foco na positividade, essas situações podem não conseguir virar o seu mundo de cabeça para baixo.
Como parte de uma vida positiva, você deve tentar, tanto quanto possível, lutar contra quaisquer tendências de ansiedade. Em vez de se concentrar nas incertezas do futuro ou nos problemas do passado, você pode escolher permanecer no presente e aproveitar as oportunidades que se apresentam.
Embora cada pessoa seja emocionalmente sensível até certo ponto, aprender como você pode gerenciar essas emoções e os gatilhos que as causam é o que torna cada um de nós diferente.
Você percebeu que precisa ter para não viver ligado aquilo que emocionalmente te atrasa em viver uma vida mais produtiva, com sucesso?
Qual o próximo passo que você tem que dar?
Eu preparei um material para você ter acesso e assim tem uma Super mentalidade… E um treinamento para você ter resultados excelentes pela simples mudança de pensamentos e assim agir de forma assertiva.
Adquira já este treinamento com um preço promocional, antes que ele volta ao preço normal.
Link para aceder ao treinamento
Abraço e até mais
Paulo Dias – Psicanalista


Deixe um comentário