Como seres humanos feitos à imagem e semelhança de Deus ele nos formou para que vivêssemos em relacionamento com as outras pessoas.
E sei que esta fase da adolescência e juventude somos levados facilmente a querer viver em isolamento do relacionamento com as pessoas.
Mas, o que Deus nos mostra em sua palavra e totalmente ao contrário disto. Podemos aprender lições poderosas quando andamos com as pessoas certas.
Aprendemos a cooperar e conviver em comunhão com a comunidade da qual fazemos parte. Todos vocês que são adolescentes ou jovens tem a vontade em seus corações de pertencer e isso é colocado na vida de cada um para que possamos nos relacionar com as pessoas e assim caminharmos lado a lado com os irmãos em Cristo.
Neste post de hoje vou te dar 3 passos para que você que luta contra isso em sua vida poder vencer
Bora lá?
“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele.”(Colossenses 2:6 NVI).
A Bíblia frequentemente compara a vida a uma caminhada, porque a vida é uma jornada. Não estamos parados. Ao longo do Novo Testamento, somos orientados a andar em sabedoria, amor, luz e obediência. Somos instruídos a andar como Jesus andou. E também a caminhar ao lado de outras pessoas. Aqui estão três razões pelas quais precisamos caminhar com outras pessoas:
· É mais seguro. Você já andou sozinho à noite por um beco escuro ou por uma estrada solitária? É um pouco assustador. Mas se você tem outra pessoa com você, você se sente mais seguro.
· Existe apoio. A vida não é uma corrida rápida de 50 metros. É uma maratona! Caminhar com outras pessoas lhe dá a energia para continuar até o fim.
· É mais inteligente. Você aprende mais andando com os outros do que andando sozinho. Se estiver andando sozinho na direção errada, você pode nunca perceber isso. Mas se tiver um amigo ao seu lado, é provável que um de vocês reconheça que se desviou do caminho e precisa encontrar a direção certa.
Aprendemos algumas lições importantes quando caminhamos ao lado de outras pessoas. Aprendemos a conviver e a cooperar com os outros.
Nós também aprendemos a amar. Gênesis 2:18 nos diz, “Não é bom que o homem esteja só” (NVI). Deus odeia a solidão, e a comunidade é a resposta de Deus à solidão. Quando caminhamos ao lado de outras pessoas, encontramos uma comunidade onde aprendemos a amar.
E caminhar ao lado de outras pessoas também nos ensina hospitalidade. A Bíblia diz em 1 Pedro 4:9: “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.” (NVI). Qual é a sua desculpa para não abrir a sua casa aos amigos?
Talvez você diga: “Minha casa está suja!”
Bem, limpe-a!
Ou talvez a sua desculpa seja: “A minha casa não é grande o suficiente.”
Você pode colocar três pessoas nela? Jesus diz, “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali Eu estou no meio deles.” (Mateus 18:20 NVI).
Todos temos um desejo de pertencer, porque Deus nos fez para termos relacionamentos. Quando caminhamos ao lado de outros cristãos em comunidade, esse desejo é satisfeito.

1. Como a sua vida foi enriquecida pelas pessoas que fielmente caminharam ou estão caminhando ao seu lado?
2. Que desculpas você usou para evitar praticar a hospitalidade? Como você pode mudar a sua perspectiva e atitude?
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.”(Efésios 2:10 NVI).
Deus nos colocou na Terra para realizar uma determinada obra que só nós podemos fazer. Efésios diz que Deus nos criou para fazer boas obras, e que Ele planejou antecipadamente o que passaríamos nossas vidas fazendo.Porém, Ele não planejou que fizéssemos esse trabalho sozinhos. Precisamos de pessoas para trabalhar conosco.
Sabe o sentimento que você tem quando trabalha muito por conta própria. Você se sente exausto e esgotado. Por quê? Porque está tentando fazer o seu trabalho sozinho, e Deus não planejou que fosse assim.
Em Eclesiastes 4:9, Deus nos diz: É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. (NVI). Quando você trabalha como uma equipe, você realiza muito mais. Além disso, ter bons companheiros de equipe ao seu lado é muito mais divertido e menos cansativo!
Imagine dessa forma: Cada um de nós é como um floco de neve. Sozinhos, não podemos fazer uma grande diferença. No entanto, quando um frágil floco de neve fica preso com muitos outros flocos de neve, eles podem parar o trânsito. Como flocos de neve, podemos fazer uma grande diferença se trabalharmos juntos, cada um de nós simplesmente fazendo a sua pequena parte.
Sabia que quando trabalhamos juntos aqui na Terra, estamos praticando para a eternidade? No Céu, todos teremos que trabalhar, mas cada um de nós terá apenas uma pequena porção de trabalho, então nunca vamos ficar sobrecarregados ou cansados. Ninguém carreguerrá um pesado fardo enquanto cada um de nós faz a sua pequena parte, e todo o trabalho ainda será feito.
Enquanto caminha pela vida, lembre-se de que não deve fazer tudo sozinho. Você precisa de outras pessoas para caminhar ao seu lado, e outras pessoas também precisam de você. À medida que você compartilha o fardo de seu trabalho com outros cristãos, você perceberá que assim é possível fazer mais para a glória de Deus.
1. Você tem tentado realizar muito trabalho por conta própria? Qual tem sido o efeito?
2. Como você pode conseguir que as pessoas o ajudem na obra que Deus quer que você faça? Quem você pode ajudar na obra que Deus tem para eles?

“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.” (1 Pedro 3:8 NVI).
Como pastor, vejo diariamente situações pelas quais ninguém nunca deveria ter de passar sozinho. Ninguém deveria ter de esperar sozinho no hospital enquanto um ente querido está em cirurgia de alto risco. Nenhuma mulher deveria ter de esperar sozinha pelos resultados de seus exames em uma gravidez problemática. Ninguém deveria ter de esperar por notícias de um campo de batalha sozinho. Ninguém deveria ter de assistir a um sepultamento sozinho. Nnguém deveria ter de passar a primeira noite sozinho quando o seu cônjuge acabou de ir embora.
Os tempos difíceis e as tragédias da vida são inevitáveis. Cada um de nós enfrentará a sua quota. Mas não precisamos passar por isso sozinhos. Precisamos da rede de segurança de Deus para nos ajudar a atravessar esses tempos difíceis.
Qual é a rede de segurança de Deus? É um grupo de companheiros crentes – um pequeno grupo de pessoas que estão realmente comprometidas com você. Chamamos esse tipo de grupo de comunidade. Aqui está o plano de Deus para a comunidade: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.” (1 Coríntios 12:26 NVI). Comunidade é a resposta de Deus ao desespero.
Romanos 12:15 expressa uma idéia semelhante:“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (NVI).
A primeira parte desse verso é fácil. Quando algo bom acontece com alguém, é natural se juntar à festa.
Mas quando alguém está experimentando um momento difícil, pode parecer mais difícil. Mas, na realidade, é simples. Quando você está passando por uma crise, você não quer conselhos; você só quer alguém para sentar com você, segurar sua mão, colocar um braço em torno de seu ombro, ou chorar com você.
Como Paulo nos diz, “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.” (1 Tessalonicenses 5:11 NVI). Encorajar outra pessoa nem sempre significa dar um discurso motivador ou oferecer palavras de sabedoria. Às vezes, o melhor tipo de encorajamento é ficar sentado em silêncio, e depois esperar e chorar com um amigo.
Você tem uma rede de segurança – um grupo de irmãos cristãos que você sabe que pode contar nos tempos mais difíceis da vida? Se não, comece hoje a construir essas amizades. Os tempos difíceis da vida são inevitáveis, e é imprudente entrar neles despreparados.
Lembre-se: Você pode tentar, mas não se pode viver bem a vida sozinho. Todos nós precisamos que outras pessoas caminhem conosco, trabalhem conosco, e cuidem de nós.
1. Quem faz parte da sua rede de segurança? Como construir uma comunidade com as pessoas e atingir esse nível de compromisso?
2. Quais são algumas formas práticas de fornecer a alguém uma rede de segurança?
Paulo Dias – Líder da Juventude Cristológica, psicanalista clínico, neurocoaching e terapeuta cristão.
Você precisa de ajuda para sair de vícios, ansiedade, depressão, pensamentos negativos? Sente que olha ao seu redor e se sente sozinho(a), saiba que posso te ajudar a se tornar um adolescente/jovem mais vencedor. Clica no link abaixo e agende sua VIPAgende sua consulta


Deixe um comentário