Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)
Sabe quando você está lendo um livro muito bom, mas ele chega em uma parte tensa e você fica desesperado querendo saber o que vai acontecer? E então você decide que é uma boa ideia ir para as últimas páginas e saber o fim, ou pior ainda, abrir o Googlee pesquisar spoilers sobre o livro. Depois de receber uma enxurrada de informações, a leitura já não é mais a mesma coisa, perde um pouco a graça, aquele friozinho na barriga de descobrir o novo a cada página.
Da mesma forma, querer acelerar processos em nossa vida ou até mesmo não passar por alguns deles, nos faz perder uma infinidade de momentos importantes. Em Eclesiastes 3, está escrito que “para tudo existe um tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Mas, o que isso significa para as nossas vidas? Que mesmo querendo acelerar momentos e saber spoilers do que vai acontecer na sua história, Deus já criou e determinou um tempo para que cada coisa acontecesse no tempo certo, e quando você fica ansioso para pular esses momentos, está perdendo os aprendizados e desafios dos processos.
Passar por todos os processos que Ele estabeleceu e não viver ansioso e com medo, é ter a confiança de que todas as coisas que Ele faz, cooperam para o bem daqueles que o amam. E se você o ama, tem essa certeza gravada em seu coração!
#seliga: Descanse em Deus e deixe que Ele guie sua vida!
“A lagarta só vira uma borboleta quando passa pelo processo de metamorfose. E esse processo leva um tempo. Não fuja do seu processo, mas deixe Deus cuidar de tudo!”
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41)
Jesus diz para vigiarmos e orarmos, para não entrarmos em tentação.
Jesus estava no Getsêmani, ele sabia que sua missão final estava chegando. Sabendo disso, sentiu medo, e orou para Deus pedindo que se fosse possível, afastasse dele aquele plano, mas que acima de tudo, fosse feita a vontade de Deus Pai.
Jesus sabia que estava prestes a enfrentar traição, prisão e morte. Ele pediu aos Seus amigos mais próximos para ficarem e orarem com Ele, dizendo-lhes que a Sua alma estava “profundamente triste”. Mas Seus amigos dormiram.
Mas Jesus estava na companhia de alguém que nunca desampara: Deus pai.
A oração tem poder, ela traz paz para nossa alma, Jesus teve medo, mas sentiu paz ao orar. Através da oração, é possível vencermos as tentações.
#seliga: Você ora com que frequência?
“A oração nos lembra que não estamos no controle, mas que podemos estar perto Daquele que está.”
Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.” (Mateus 23.28)
Como é fácil ter uma vida fakehoje em dia. Com as redes sociais, temos o controle do que e como expor, de modo que as pessoas só veem um recorte de nós. Ali nos limites das redes sociais, é muito fácil de sustentar um personagem que não necessariamente reflete quem somos. Mas, não restrito à internet, podemos acabar vivendo uma vida de aparências até mesmo com pessoas que estão perto de nós.
No capítulo 23 de Mateus, Jesus está condenando a postura hipócrita dos fariseus. Estes eram um grupo político e religioso da época, que eram muito apegados à lei e a Tradição judaica. Eles ensinavam o povo sobre a Lei e eram admirados pelo seu zelo em relação às Escrituras. Mas, ao condená-los, Jesus mostra que eles tinham uma vida de aparências, onde se dedicavam tanto para o que era externo que acabavam negligenciando o seu interior. No versículo 5 desse mesmo capítulo vemos que “tudo o que fazem é para serem visto pelos homens”. À primeira vista, os fariseus pareciam homens bons (talvez até mais “santos” do que as outras pessoas), mas para quem conhecia seu coração, sabia que, bem no fundo, estava cheio de hipocrisia e maldade.
Quando vivemos uma vida de aparência, somos chamados a nos arrepender. O versículo 26 fala sobre isso de maneira figurada. “Limpe primeiro o interior do copo e do prato para que o exterior também fique limpo”. Não devemos nos preocupar excessivamente com o que os outros pensarão de nós, e nem vivermos em função de uma percepção que acreditamos que devemos passar. Devemos tão somente ser sinceros com Deus, confessando nossos pecados e buscando viver uma vida devocional íntima com Ele. Orar constantemente e sempre buscar ler a Bíblia, e tudo isso não para se vangloriar, mas sim porque precisamos do Senhor em nossas vidas.
#seliga: Se a sua vida fosse um copo, será que o interior dele estaria tão limpo quanto o exterior? E se não estiver, você está disposto a entregar tudo para Jesus sabendo que apenas ele tem a “esponja e o sabão”?
“O exterior só pode ser verdadeiramente brilhante se for um reflexo da Luz de Jesus que brilha intensamente dentro de um coração quebrantado e humilde.”


Deixe um comentário