Você já se perguntou: o que Deus quer que eu faça?

Se você está procurando um versículo que resuma os mandamentos do Antigo e do Novo Testamento, aqui está o que Paulo escreveu aos cristãos da Galácia…

“Pois toda a lei pode ser resumida neste único mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”

Gálatas 5:14 NBVP

As palavras de Paulo ecoam uma ordem que Jesus deu quando lhe perguntaram qual era o mandamento mais importante (Mateus 22:37-40). O que ambos estão dizendo essencialmente é: além de amar a Deus sobre todas as coisas, você deveria amar o próximo como a si mesmo.

Quem é o seu próximo? Certa vez, um especialista judeu em leis religiosas perguntou a Jesus: “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29) Então Jesus contou a ele uma história sobre um homem que foi espancado e deixado como morto na beira da estrada. Tanto um sacerdote quanto um levita passaram e ignoraram o homem, mas foi um samaritano que sacrificou seu tempo e dinheiro para ajudá-lo a se curar.

Por várias razões, os samaritanos eram desprezados pelos judeus. Mas isso não impediu o samaritano nesta história de mostrar compaixão. O que Jesus queria que o especialista judeu (e nós) ouvíssemos é que qualquer pessoa, em qualquer lugar, é o nosso próximo e todos são dignos de nosso sacrifício de amor.

Como você se ama? Quando você tem uma necessidade qualquer e trabalha pesado para supri-la. Você não precisa pensar em como se tratar; é apenas algo que você faz. O cuidado que inconscientemente mostramos a nós mesmos é também como deveríamos cuidar dos outros.

Como você pode amar o próximo como ama a si mesmo? Se alguém precisar de ajuda com a casa, trabalho ou filhos, você deve servir com alegria. Se uma família está com dificuldades financeiras, você pode doar generosamente. Se há alguém em sua vida que não tem um exemplo misericordioso para se espelhar, você poderia preencher esse vazio.

Ser alguém misericordioso nem sempre é conveniente e provavelmente vai custar caro, mas você ainda poderá escolher amá-los como ama a si mesmo. E quando servir as pessoas dessa maneira, também estará servindo a Jesus.

reserve um momento para refletir sobre as pessoas ao seu redor que estariam precisando de sua ajuda. Então, peça a Deus para revelar-lhe como você poderá amá-las e servi-las esta semana.

Me siga lá nas redes sociais

Paulo Dias – Psicanalista Clínico e Neurocoaching especialista em psicoterapia comportamental e terapia cognitiva comportamental com adolescentes e jovens.

Deixe um comentário

Tendência