O vínculo emocional entre um pai e um filho pode ser fortalecido quando você se comunica de forma saudável com eles, fazendo perguntas com as quais eles podem se relacionar facilmente. Você já teve seu filho pulando no carro depois da escola e perguntou a eles como foi o dia deles, apenas para ser encontrado com um rápido “Bom”. Aqui estão algumas perguntas para fazer ao seu filho para ajudá-lo a se sentir valorizado, importante e disposto a se abrir para você.

Baixe o seu manual O Desafio Da Paternidade

Perguntas para fazer ao seu filho diariamente antes e depois da escola

10-20% dos jovens sofrem de uma doença de saúde mental em todo o mundo. Um estudo recente relatou que os problemas de saúde mental em adultos aumentaram 40% nos últimos anos devido a eventos recentes.

Com os problemas de saúde mental em ascensão, os pais devem ser diligentes na comunicação com seus filhos, permitindo-lhes um espaço seguro para compartilhar seus corações, seus sentimentos, suas emoções quando as coisas ficam desafiadoras.

Não podemos simplesmente sentar, esperar e orar para que nossos filhos estejam mentalmente saudáveis. Há algo que podemos fazer para ajudá-los a se aceitar, processar melhor as emoções negativas e aprender a navegar pelas dificuldades, e isso começa com você, o pai.

Eu escrevo muito aqui na ParentalEduca sobre preencher a lacuna emocional entre pais e filhos para ter uma comunicação e relacionamentos saudáveis.

Hoje, quero abordar especificamente como nos comunicamos com nossos filhos que os afetará positivamente e nutrirá sua saúde emocional e mental. Eu realmente acredito que, quando a unidade familiar estiver saudável, nossos filhos terão uma chance melhor de serem mentalmente e fisicamente saudáveis.

Por que você deveria fazer essas perguntas ao seu filho diariamente?

Às vezes, nossa atenção como pais perde a marca emocional das necessidades de nossos filhos, para simplesmente supri-los fisicamente. Mas as crianças precisam de muito mais do que uma refeição quente e uma conversa rápida no jantar. Eles precisam de intencionalidade e que você se identifique com eles — tenha empatia com eles — e os ajude a ver esperança nesta vida.

Além de modelar como é uma pessoa saudável, temos a responsabilidade de ajudar nossos filhos a navegar por suas emoções negativas como pais.

E mesmo que possamos nos sentir impotentes e pensar que a única maneira de nossos filhos aprenderem a fazer isso é com um terapeuta, não fiquemos desanimados e podemos influenciar diretamente nossos filhos e equipá-los para prosperar emocionalmente em nossa cultura.

Para não dizer que seu filho não deveria ter um terapeuta ou conselheiro.

Há situações em que seu filho pode precisar de ajuda externa.

Na verdade, é preciso humildade da parte de um pai para permitir que seus filhos tenham um mentor ou outros adultos saudáveis, como um conselheiro.

A paternidade também inclui aceitar que você nem sempre terá as respostas — e tudo bem. O importante é que você faça o seu melhor para pesquisar, entender e aplicar tudo o que puder para se identificar melhor com seus filhos e dar a eles as ferramentas para trabalhar com suas emoções.

5 perguntas para fazer ao seu filho diariamente que o ajudam a sentir que pode confiar em você.

Baixe agora o seu manual O Desafio Da Paternidade
  1. Faça uma pergunta que os faça pensar sobre como estão se sentindo.

Muitos pais se perdem em seus dias agitados e perguntam ao filho algo tão simples como: “Ei, como você está?” Às vezes não acontece. Mas mesmo essa pergunta também não necessariamente atinge as emoções e sentimentos.

Perguntando: “Como você está se sentindo emocionalmente hoje?” Você pode abrir uma nova oportunidade de entender o mundo do seu filho, especialmente se você perceber que ele está se sentindo um pouco para baixo.

Ao abordar os “sentimentos” e “emoções” com essa pergunta, você está comunicando a eles que eles têm sentimentos e emoções, e não há problema em senti-los, expressá-los e compartilhá-los com você. Você está dizendo a eles que se importa em saber sobre suas emoções e, em troca, eles se sentem seguros para compartilhá-las.

  1. Faça a eles uma pergunta que eles costumam fazer a você.

Tantas vezes, os filhos fazem essas perguntas: “O que você quer fazer comigo hoje? Mas, quero que observe que se você perguntar primeiro, o rosto dele se ilumina, e ele está TÃO animado que eu pensei nisso primeiro. Fazer perguntas aos seus filhos que eles fazem muitas vezes mostra que você se identifica com eles e quer tomar a iniciativa.

O tempo gasto juntos como uma família é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como pai. Mas certifique-se de que seja intencional. Isso significa que você não verifica seu telefone ou apenas faz algo que VOCÊ quer fazer.

3. Faça uma pergunta aberta a eles.

Fazer ao seu filho essas perguntas que não terminarão em um sim ou não, o ajudará a pensar sobre a resposta em vez de responder rapidamente com um “NÃO”.

Pode ser algo como: “O que te fez rir, sorrir ou ficar triste hoje?”

Quando se pergunta isso ao filho, por exemplo, depois da escola, ele às vezes tem uma resposta, mas nem sempre vai ter. A questão é que você se importa: você se importa em saber sobre o dia dele. Você se importa em saber se eles foram tratados de forma indelicada. Você se importa em saber que eles se sentiram seguros.

Seus filhos precisam saber que você se importa, mesmo com os eventos mais minuciosos, mundanos e às vezes ridículos de sua vida adolescente.

Ter um relacionamento emocionalmente saudável com seus filhos requer paciência e a compreensão de que às vezes você segura seus pequenos corações em suas mãos. Tenha sempre muito cuidado com isso.

  1. Faça a eles uma pergunta que os aponte para a gratidão.

Além de fazer perguntas que são boas para iniciar conversas, você deve ajudá-los a ver as coisas boas que acontecem em suas vidas.

Na civilização ocidental, as crianças infelizmente desconhecem o que têm e MUITO conscientes do que não têm.

Então, como criamos crianças que estão satisfeitas e gratas? Bem, além de ser grato e se contentar em modelar para eles o que isso parece, você pode perguntar a eles pelo que eles são gratos diariamente.

“O que é algo pelo qual você é grato hoje?” Ou logo antes de dormir, você poderia dizer: “Nomeie 3 coisas boas que aconteceram hoje pelas quais você é grato”.

  1. Faça a eles uma pergunta que os ajude a se abrir sobre as coisas difíceis.

Os pais não costumam perguntar isso todos os dias, mas, em vez disso, quando seu filho parecer estar um pouco deprimido ou triste com alguma coisa. Pergunte: “O que aconteceu hoje que pode ser difícil de dizer?”

Você cria uma zona segura para o seu filho. Em suas conversas, seus filhos saberão que não os julgará , estarão sempre do lado deles e que sempre vão querer o melhor para eles.

Naturalmente, coisas acontecerão na vida do seu filho que são surpreendentes, infelizes ou coisas que você gostaria de ter mudado. Mas é importante criar um espaço onde eles se sintam livres para compartilhar essas coisas.

Você não preferiria que seu filho se sentisse seguro para compartilhar as coisas ruins em vez de escondê-las de você? Para fazer isso, você tem que dar graça a eles. Se eles compartilham com você algo sensível que foi difícil para eles dizerem, então recompense isso, não o castigue.

Ao dizer: "isso pode ser difícil de dizer", você reconhece que eles podem ter dificuldade em dizer isso, e tudo bem.

Eles precisam saber que você está seguro para compartilhar seus mais profundos e sombrios, sem julgamento, sem condenação.


Você deseja receber posts como estes, ficar por dentro de treinamentos, cursos, e-books e muitos outros materiais para melhorar sua educação parental com seus filhos? Se inscreva na nossa LISTA DE E-MAILS e fica por dentro de tudo PRIMEIRO. Cadastre-se no formulário abaixo.

Ferramentas Parentais Positivas para Todos os Pais

Mentoria Premium ParentalEduca – Você por dentro de como se tornar um educador(a) para seu filho(a) na fase da juventude. Clica no link e adquira a mentoria.

Tenha à disposição na tela do seu telemóvel o app ParentalEduca para você ficar por dentro de tudo o que acontece na academia. Vídeos, treinamentos, cursos, materiais gratuitos e muito mais. No app você pode acessar todo conteúdo gratuitamente. Clica no link e já faz seu cadastro na aplicação.

Aproveite agora e comece a sua jornada como um educador parental construindo Vinculos eternos com seu filhos. Clica no link e comece essa jornada.

Até a Próxima

Paulo Dias – Criador Da Academia ParentalEduca

Deixe um comentário

Tendência