
A depressão é umas das doenças mais terriveis do século presente. Não existe um conceito exato da depressão, pois são inúmeras teorias. Podemos dizer que a depressão é a perda profunda do humor, causada pela tristeza e sofrimento moral.
Você já viu uma placa de sinalização indicando uma depressão a 500 metros, por exemplo? Isso quer dizer que você passa de um nivel normal para um nível anormal da pista.
E nestes tempos temos vivido a depressão cada ve mais frequente na vida dos adolescentes e jovens e muitos pais não sabem e não entendem como podem fazer para ajudar seus filhos quando estão passando e enfrentando este mal.
Sabemos que a chegada da adolescência na vida de um indivíduo é bastante crucial é repleta de desafios, dificuldades e nem sempre eles tem o apoio dos pais quando chegam nesta fase.
Pois bem, com o auxílio da ParentalEduca você vai ter acesso a um conteúdo que vai te levar a experimentar o que Deus tem para você como pais e como vocês podem orientar seus filhos neste caminho. Vamos lá?
DEPRESSÃO NA VIDA DE UM CRISTÃO. É POSSÍVEL? E DE UM ADOLESCENTE?

Você já teve depressão? Ou tem alguém na sua família que está passando por uma depressão? Eu tenho o meu pai, homem de Deus, fiel, trabalhador, criou seus oito filhos. Um grande guerreiro, porém, aos seus setenta anos, passou por uma depressão nervosa.
A depressão é umas das doenças mais terríveis do século presente. Não existe um conceito exato da depressão, pois são inúmeras teorias. Podemos dizer que a depressão é a perda profunda do humor, causada pela tristeza e sofrimento moral. Você já viu uma placa de sinalização indicando uma depressão a 500 metros, por exemplo? Isso quer dizer que você passa de um nível normal para um nível anormal da pista. A depressão pode ser emocional, hormonal e todos podem ter um desequilíbrio psicológico.
Finalizo dizendo que um cristão, mesmo passando pela regeneração, continua sendo um ser humano como todos os outros, pois a chuva e o sol caem sobre o justo e o injusto. Da mesma forma age a depressão, pois vimos que a mesma é um desfuncionamento químico e psicológico do ser humano.
Qual seria a solução? A bíblia nos fala de homens que, apesar de apresentarem grandes histórias extraordinárias, também passaram por suposta depressão! Devemos, sem dúvidas, continuar orando para que Deus nos dê paz e segurança, assim como devemos fazer a nossa parte procurando um especialista no assunto.
“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” (Salmos 4:8)
Meu amigo(a), somente Deus pode nos fazer viver em paz e segurança. Eu te convido a fazer uma oração neste momento: “Senhor Jesus, aqui estou perante ti. Somente tu me conheces por dentro e por fora, venha ao meu encontro e tenha misericórdia de mim, curando todo o meu ser.”
SÍNDROME DE BURNOUT

Você sabe o por quê de tanta depressão hoje em dia? Algumas das causas são:
- Materialismo – A sociedade moderna tornou-se materialista.
- Obrigações – A esposa e o marido são forçados a trabalhar para pagar as contas, o que acarreta, ao final do dia, a exaustão de ambos.
- Pais ausentes – Crianças são criadas por professores, por conta da ausência dos pais.
- Competitividade no meio trabalhista – “Tenho que ser o melhor, caso contrário, não garanto meu emprego”.
- Competitividade feminina – As mulheres querem ser cada vez mais parecidas com os padrões que a sociedade impõe.
Meu amigo(a), você já viu que, nos dias atuais, muitas pessoas boas e, principalmente famosas, caíram no precipício do Burnout?! Tudo estava indo bem até que, de repente, acordaram no deserto e jogaram tudo pro ar. Muitos perderam família, trabalho, fama e o mais importante na vida do ser humano: a alegria.
A bíblia nos fala assim: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:4-7)
Convido você a depositar todas as suas ansiedades perante Deus, pois somente Ele é poderoso para fazer todas as coisas. Que a paz e alegria de Deus encha o seu coração.
COMO VENCER O BURNOUT?

As pessoas vivem com medo do futuro, pois tudo parece incerto. Vemos, através da economia, segurança pública e da política, que o governo está desestabilizado, e esta incerteza parece ser mundial. Vivemos em uma sociedade que teme o futuro.
Eu tive um amigo que vivia um grande sucesso. Era inútil aconselhar ele a passar um tempo com a família e descansar, porque ninguém suporta tanta pressão. Ele contestava dizendo: “Isso só acontece com os fracos. Acontece apenas com mulheres, pois elas são mais fracas. É apenas um problema na cabeça, ou puramente espiritual”. Infelizmente, quando ele caiu em depressão, foi tão forte que declarou câncer e, apesar de todos os recursos, ele faleceu em menos de um ano.
Para vencer o burnout, você deve fazer uma introspectiva. Se você está vivendo uma situação como a do salmista, cujas lágrimas serviam-lhe de mantimento (Salmos 42.3), saiba que o choro constante é sintoma de depressão, a qual provocava no salmista doenças psicossomáticas que atingiam os seus ossos (Salmos 42.10). Mas ele obteve uma importante receita no versículo 11: “Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus (Salmos 42.11).”
Outra dica importante é orar, orar é uma terapia! Quando você dobra os seus joelhos, pode contar tudo a Deus, falar tudo o que está lhe machucando, sem medo ou vergonha.
Façamos um paralelo entre a terapia humana e a divina. O que acontece com um paciente que está frente a frente com um terapeuta?
Na terapia humana, o segredo é falar o máximo que puder e colocar tudo o que sente para fora. Acontece o processo de transferência, o paciente joga os seus problemas sobre o terapeuta, que, para não ficar doente, faz uma contratransferência.
Na terapia divina, as nossas petições devem, em tudo, ser conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças (Fp 4.6). O processo é fazer o que a Palavra de Deus nos manda: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, porque Ele cuida de vocês (1 Pe 5.7).”
CURANDO AS EMOÇÕES

Em 2015 fui convidado para ser um dos pregadores do PARIS POUR CHRIST. Esse é um evento muito esperado que acontece a cada dois anos em Paris, num centro de eventos muito famoso chamado Bataklan. Alguns meses mais tarde houve um atentado terrorista no mesmo local resultando na morte de mais de oitenta pessoas. No dia seguinte, Paris acordou aterrorizada, com muito medo, pois aconteceu uma série de atentados e as emoções dos parisienses estavam à flor da pele. E você, como estão as suas emoções e seus sentimentos? Na bíblia temos esse texto que diz: ”Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim?” Salmos 13:2
Na linguagem bíblica, na maioria das vezes, a palavra alma é traduzida como coração, e deve ser entendida como o centro da inteligência, dos sentimentos, da vontade e das emoções do homem, onde ficam localizadas as lembranças boas ou más.
As doenças emocionais são manifestadas por meio de um esgotamento físico violento, ou um esgotamento emocional profundo, o qual pode resultar em confusões emocionais, mentais e até surtos psicóticos. Grande parte das doenças que envolvem a alma do homem não se curam com remédios da medicina alternativa ou da homeopatia, mas com ajuda espiritual.
Se você já procurou um especialista e até agora nada resolveu, eu te aconselho a buscar ajuda espiritual. Quando a nossa alma está bem cuidada e alimentada, todo o nosso ser, razão e emoção estarão bem.
Meu amigo(a), faça comigo esta oração: Senhor Jesus, as minhas emoções estão desestabilizadas devido os problemas da minha vida, eu te peço, por favor, que cures as minhas emoções para que eu possa viver tranquilo e dormir em paz.
CURANDO OS SENTIMENTOS

Meu amigo(a), ontem nós falamos sobre as emoções. Hoje nós vamos ver a diferença entre a emoção e um sentimento. Uma emoção é diferente de um sentimento, e nós temos certa dificuldade em distingui-las, mas uma pesquisa recente feita em 2014 demonstra que existe diferença entre elas.
Uma emoção é geralmente passageira, ligada a um acontecimento preciso. Um sentimento é uma emoção que persiste, isso independente dos acontecimentos. Por exemplo, em Paris aconteceram uma série de atentados, os cidadãos sentiram muito medo, mas isso foi apenas uma emoção passageira, um ano depois as pessoas já circulavam tranquilamente pela cidade. Entretanto, se alguém convive constantemente com o medo ele se torna um sentimento.
Meu amigo(a) como estão os teus sentimentos? Se você vive constantemente com um sentimento de medo, ódio, vingança, etc… isso quer dizer que os seus sentimentos precisam ser curados: Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seus corações? (Mateus 9:4)
Vimos que é do coração do homem que sai toda maldade. Jesus conhece os corações e sua palavra diz que Ele veio para curar os nossos sentimentos.
Eu te convido a fazer uma oração comigo: “Senhor Jesus, tu conheces os meus sentimentos, venha me socorrer, curando-me completamente para tua glória, amém.
O LADRÃO DA ALEGRIA

“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:11)
Meu amigo(a), se há uma coisa que todo ser humano busca é a alegria. Entre os vários desafios da vida, todo mundo está em busca da felicidade. Ter sucesso, êxito, fazer dar certo cada objetivo pessoal, profissional, familiar e acadêmico. Além de alvos e objetivos, buscamos também aceitação.
Gostamos muito de ser vistos e convidados. Nos sentimos bem quando as pessoas lembram de nós e nos envolvem em seus projetos. Sendo assim, o nosso maior desafio é perceber e selecionar as pessoas que podem nos levar para mais perto ou mais longe dos nossos objetivos de vida. Fique atento, nem todo mundo é digno e maduro o suficiente para estar com você!
No mundo em que vivemos, o egoísmo prejudica o nível de relacionamento, pessoas podem servir como pontes e como portas, sem perderem seu valor individual como seres humanos. Nunca devemos nos relacionar com pessoas visando alcançar a felicidade. Pessoas são pessoas, coisas são coisas. Ainda que pessoas possam servir como escadas, nunca devem ser pisadas como degraus.
Você tem buscado alegria? Você tem buscado felicidade? Sabes dizer qual é a diferença entre as duas coisas? “A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.” (Provérbios 17:22)
Diariamente o ser humano busca felicidade, prazer, boas lembranças, alívio para a alma ou surpresas de alguma forma. Meu amigo(a), o que tem roubado a sua alegria? Você sabia que Jesus tem uma alegria permanente para você?
Talvez você se identifique com este texto, por estar meio depressivo, vivendo em busca de uma felicidade que nunca encontrou, porém hoje eu te convido a buscar na fonte certa, Jesus disse assim: “Quem tem sede venha mim e beba, ele tem a alegria duradoura para você”.
Deus te abençoe e te dê paz e alegria!
A DEPRESSÃO ROUBA A ALEGRIA!

“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (João 16:33)
Deus colocou dentro de nós um anseio por Ele, um desejo pela Sua grandeza e a Sua alegria! Mas o que é felicidade? O que é alegria? O que te faz feliz?
Meu amigo(a), você tem momentos de felicidade em sua vida? Não existe em Deus promessa de uma vida sem aflições, provações e dores, contudo, Jesus venceu tudo e nos garante a vitória também!
A Bíblia nos encoraja a ter fé e sempre bom ânimo. Jesus venceu, por isso venceremos também!
Ele sofreu rejeição, foi magoado, se frustrou, enfrentou tristeza, traição, fome, desilusão, tentação e nós podemos vencer como Ele venceu na sua natureza humana.
Muitas pessoas têm a impressão errada de que quando acabarem os seus problemas elas serão felizes. Mas infelizmente, enquanto houver vida haverá problemas. Logo, ser feliz não pode depender das circunstâncias em que vivemos, mas da nossa realidade interior. Não é uma questão de ausência, mas sim de presença. Não é o que não está, é quem está na sua vida!
Sabemos que por trás dos cumprimentos e sorrisos muitos vivem em sofrimento e até depressão, porém, assim como Jesus venceu as aflições nós podemos também vencer.
Meu amigo(a), eu te convido a orar comigo: “Senhor Jesus venha restituir a minha alegria, as preocupações da vida me levaram para um caminho sem paz e sem alegria eu peço o teu socorro, em nome de Jesus.”
Deixe nos comentários o que achou deste conteúdo?
Paulo Dias – Ceo da ParentalEduca, Educador, Psicanalista Clínico.


Deixe um comentário